Gol Olímpico?

Teria sido marcado em uma olimpíada?


No futebol, gol olímpico é o gol marcado diretamente através de uma cobrança de escanteio.


Em 21 de agosto de 1924, o escocês Billy Alston supostamente teria sido o autor do primeiro gol olímpico, conforme afirmam algumas fontes. Porém, a bola tocou na cabeça de um defensor antes de entrar no gol.


O primeiro gol marcado diretamente de uma cobrança de escanteio foi marcado num jogo amistoso entre as seleções da Argentina e do Uruguai, em 2 de outubro de 1924. O autor do gol foi o atacante argentino Cesáreo Onzari e a sua equipe ganhou por dois a um. Os argentinos chamaram o gol de olímpico para ironizar a seleção uruguaia, que havia ganho o torneio da Olimpíada de Paris.


Em 1973, Pelé e o time do Santos saíram realizando amistosos pelo mundo, jogando no Golfo Pérsico, África, Alemanha, Bélgica, França e Inglaterra; por fim, chegaram nos Estados Unidos para jugar contra o Baltimore Bays. Nesta partida, Pelé fez o único gol olímpico de toda sua carreira.


O ex-jogador sérvio Petković, que atuou em diversos times brasileiros, autointitula-se como o goleador mundial de gols olímpicos, com nove gols comprovados dessa forma. Porém, o italiano Massimo Palanca relata em seu site ter marcado 13 gols desta forma. Segundo o The Guardian, porém, o recorde absoluto de gols olímpicos pertence ao turco Şükrü Gülesin, que, segundo relatos, anotou 32 gols olímpicos ao longo de sua carreira.


Por Desconhecido - Portal del Fútbol de Avellaneda [1], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20629256

8 visualizações